O que é o Linux Ubuntu

O Ubuntu é um sistema operacional de código totalmente aberto, construído em volta do kernel Linux. A comunidade do Ubuntu é construída em volta dos ideais descritos na Filosofia Ubuntu: que software deve ser disponibilizado gratuitamente, que ferramentas de software devam ser usáveis pelas pessoas em suas línguas locais e apesar de qualquer deficiência, e que as pessoas devem ter a liberdade de personalizar e alterar o software de qualquer maneira que os atenda. Por estas razões:

  1. Ubuntu será sempre gratuito, e não há cobrança adicional para a “edição empresarial”; disponibilizamos nosso melhor trabalho para todos nos mesmos termos de gratuidade.
  2. O Ubuntu inclui as melhores traduções e infraestrutura de acessibilidade que a comunidade de software livre tem a oferecer, fazendo o Ubuntu útil ao maior número de pessoas possível.
  3. Novas versões do Ubuntu são liberadas regularmente; uma nova versão é feita a cada seis meses. Você pode usar a versão estável ou de desenvolvimento. Cada versão é suportada por, no mínimo, 18 meses.
  4. O Ubuntu é totalmente comprometido com os princípios de desenvolvimento de software livre; nós encorajamos as pessoas a utilizarem, melhorarem e distribuírem software livre.

(Extraído de: https://almalivre.wordpress.com/curso-basico-de-ubuntu/o-que-e-linux-e-o-que-e-ubuntu/)